Envidraçar a sacada é uma ótima opção para aproveitar o espaço nos dias mais frios e também para proteger a casa da poeira e do barulho externo. A área que tem sido cada vez mais utilizada como uma extensão da sala pode se tornar mais funcional, além de impedir a entrada de sujeira em locais onde venta muito.
A arquiteta Layane Nunes lembra que para solicitar o serviço em condomínios verticais é preciso conhecer o estatuto do prédio e saber se é possível fazer o investimento. "Há condomínios que proíbem o serviço para não prejudicar o padrão estético da construção", diz.
Ela conta que, no prédio onde reside, os moradores decidiram em reunião que poderiam envidraçar a sacada, desde que o trabalho fosse feito com o vidro da mesma cor e do mesmo material. "Como na região onde moro existem muitos prédios em construção, a poeira e o barulho são transtornos para muitos. Por isso, vários moradores resolveram fechar o espaço".
Vidros trazem conforto ao ambiente e mantém a luminosidade natural
Segundo a arquiteta, este material protege o interior da residência ou do apartamento contra os efeitos dos raios ultravioletas e também proporciona um ganho térmico, impedindo que o espaço esquente muito.
A arquiteta Layane Nunes também optou por fechar a sacada do próprio apartamento e diz que o material escolhido foi o screen glass, que permite a abertura total do ambiente.
"Com uma estrutura de trilhos e roldanas, o screen glass permite que os vidros deslizem até o canto e girem em um ângulo de 90° . Assim, é possível a abertura total do ambiente, ampliando espaços, aumentando a ventilação e a luminosidade, além de facilitar a limpeza", explica a arquiteta.
O sistema possui uma vedação especial que reduz ruídos e poluição. Os vidros também possuem uma trava de segurança, para impedir acidentes com crianças.
"A opção de envidraçar a sacada é interessante principalmente quando há necessidade de impedir a entrada de sujeira e diminuir os ruídos. No prédio onde moro, a maioria dos moradores optou essa proposta. A decisão inicial era fechar apenas a sacada da sala, mas posteriormente os condôminos optaram por fazer o serviço nas sacadas dos quartos também", comenta a arquiteta.
Fonte: http://www.odiario.com/