O formato e o posicionamento do vidro são componentes vitais da arquitetura verde. Eles permitem a entrada da luz natural e integram o interior de escritórios e residências com o exterior. A luz natural aumenta a produtividade no local de trabalho e ajuda a manter um ambiente saudável. Também é muito importante o fato de o material e o formato do vidro promoverem a eficiência energética.
Eficiência energética
Arquitetos confiam em vidros de duas camadas e de alta performance, que são laminados ou peliculados para manter as temperaturas internas, controlando o ganho e a perda de calor. A película filtra a emissão de calor vinda dos raios solares. Esse tipo de vidro em construções verdes é usado extensivamente em climas tropicais e no Oriente Médio. O vidro resiste a infiltrações, dano por detritos advindos de tempo ruim e acúmulo de poeira. O formato e o posicionamento do vidro, conhecido como fenestração, cria um melhor ambiente para a eficiência energética em áreas específicas da construção. Nos climas mais amenos, os arquitetos usam janelas operáveis como uma alternativa mais econômica ao ar-condicionado.
Estética
A luz natural é preferível em relação à luz artificial. O uso adequado da luz do dia é alcançado através do desenho da fachada do prédio, portas, claraboias e janelas. Uma ênfase é dada na integração do exterior, luz natural, vistas panorâmicas e vistas das construções vizinhas com o interior para criar um ambiente único e vibrante. O uso extensivo do vidro na arquitetura moderna pós Segunda Guerra cria arranha-céus que refletem a luz solar para iluminar os centros das cidades com um estilo minimalista leve, que consiste de metal e vidro. Usar vidro harmoniza a construção com seu ambiente.
Questões de custos
Vidro de alta performance pode ser caro, levando alguns construtores a evitar desenhos específicos como uma forma de cortar custos. Construtores e arquitetos se esforçaram para implementar vidro de alta performance para projetos em países como os Emirados Árabes Unidos, onde o vidro tem seu maior impacto em um ambiente extremamente quente. Entretanto, quando o vidro de alta performance é instalado em escritórios, custos com a manutenção caem significativamente graças as economias em custos de energia e custos de manutenção com a construção. Além disso, películas hidrofílicas para vidro externo reduzem a necessidade de limpeza das janelas. Arquitetos também reconhecem que usar vidro de alta performance no maior número de projetos possível cria um mercado competitivo entre os ofertantes que, em última instância, levará a custos reduzidos.
Materiais
O vidro é reciclável, não-tóxico e difícil de quebrar. Quando o vidro de uma construção quebra, é fácil de substituir. Construções de escritórios contemporâneos que usam métodos verdes, usam vidros de baixa emissão, que reduzem a transferência de calor do exterior. A película é usada entre vidros de duas camadas e consiste de um semicondutor, que é um óxido de metal praticamente invisível.
Construções
O 18-story One Westminster Place em Londres possui uma fachada que consiste de paredes de vidro folhado, que criam uma zona isolada para extrair energia do ar quente capturado dentro da zona. Em 2010 houve uma proposta para que a cidade de São Francisco, na Califórnia, recebesse uma torre de cerca de 23 mil metros quadrados chamada "525 Gold Gate", com janelas grandes e estantes de luz, visando uma maior economia de energia por aproveitar melhor a iluminação natural.
Fonte: http://www.ehow.com.br/