MD vidros qualidade em vidros temperados

Hor√°rio de Funcionamento:

Seg - Sex: 07h30 √°s 11h00 - 13h00 √°s 17h30

Cientistas estão constantemente desenvolvendo técnicas de proteção projetadas para resguardar pessoas importantes no interior de edifícios e veículos. Um dos tipos mais comuns de defesa é um vidro a prova de bala e resistente a bombas.

Segundo o Pent√°gono, cacos de vidro s√£o uma das principais causas de morte em v√°rios atentados com bombas. O problema atual do vidro resistente a explos√Ķes √© que o material √© muito grosso ‚Äď tanto quanto um livro de 300 p√°ginas ‚Äď e n√£o pode se encaixar em vidra√ßas dos edif√≠cios existentes.

Agora, uma equipe de engenheiros desenvolveu um novo tipo de vidro resistente a explos√Ķes. O material √© muito mais fino do que o vidro atual, mas tem as mesmas propriedades resistentes a explos√Ķes que o material grosso.

O novo vidro tem cerca de 0,6 centímetros de espessura e é feito a partir de um componente plástico com uma camada de polímero reforçada com fibras de vidro. Sua força vem da utilização de fibras de vidro em uma longa peça embebida em líquido plástico e depois grudada com cola.

O vidro resultante √© muito forte, fino e claro. O vidro atual tem uma colora√ß√£o verde. O vidro novo tamb√©m caberia nas vidra√ßas existentes. Segundo os pesquisadores, o pre√ßo acess√≠vel e a facilidade de instala√ß√£o poderiam encorajar o uso generalizado dessas janelas resistentes em estruturas civis, protegendo a vida dos ocupantes contra m√ļltiplas amea√ßas e perigos.

Os pesquisadores j√° testaram o vidro, expondo um painel pequeno do material a uma explos√£o. Os resultados foram fant√°sticos. Segundo os engenheiros, enquanto a descarga da bomba quebrou o painel, a superf√≠cie frontal ficou completamente intacta. Outros testes com explos√Ķes maiores est√£o planejados.